segunda-feira, 16 de maio de 2011

As Esferas da Terra



A área da superfície terrestre pode ser dividia em quatro “geoesferas”, cujo relacionamento criou ambientes que permitiram o surgimento, desenvolvimento e sustentação da vida. Essas esferas são: a litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera.
Litosfera
A litosfera (conhecida também como crosta terrestre) é a camada sólida mais externa da Terra. É formada por rochas e minerais e compreende a crosta continental e oceânica. É na litosfera que ocorrem as inter relações com as outras esferas, criando assim condições para o surgimento e desenvolvimento da vida na superfície terrestre.
Atmosfera
É a camada gasosa que envolve a Terra. A partir da superfície da Terra alcança uma altura aproximada de 800 km É formada por gases, principalmente o nitrogênio, o oxigênio e por gases menores, entre eles o vapor de água e o dióxido de enxofre.
Hidrosfera
É composta por toda água da Terra: águas glaciais, águas dos oceanos e mares, dos rios, das fontes, dos lagos e também as águas dos lençóis d’água subterrâneos. Da hidrosfera as águas marinhas e salobras correspondem a 97,4% e os restantes 2,6% são água doce, o que mostra a imensidão das águas marinhas e conseqüentemente sua importância sob vários aspectos como fonte alimentar, meio de transporte, depósito petrolífero e de minerais, por exemplo.
Biosfera
É a esfera de vida da Terra. Ela compreende as porções de terra, mar e águas continentais habitadas pelos seres vivos.
O homem integra e depende diretamente das relações que se desenrolam no interior da biosfera. Há milhares de anos o homem se encontra adaptado à biosfera terrestre e sua ausência significa o fim da própria humanidade.

As Relações entre as Esferas

Litosfera e Atmosfera: as relações entre a litosfera e a atmosfera resultam em processos como a erosão e intemperismo.
Litosfera e Hidrosfera: resulta na formação de águas subterrâneas, de cavernas e de aqüíferos, além da erosão causada pelas águas superficiais.
Atmosfera e Hidrosfera: suas relações refletem-se nos vários fenômenos meteorológicos do dia-a-dia: chuva, neve, granizo, nevoeiro e o ciclo da água, essencial para a vida, realiza-se nessas duas esferas.
A Biosfera: por sua vez é conseqüência do inter-relacionamento dessas esferas, criando o ambiente adequado para o desenvolvimento da vida.
Fonte: Lúcia Marina e Tércio; Geografia Geral e do Brasil -ed. Ática pág. 67

23 comentários:

  1. È MUITO INTERESANTE GOSTEI MUITO

    ResponderExcluir
  2. achei legal muito legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TAMBÉM ACHEI MUITO LEGAL.

      Excluir
  3. Singridy Ellen Freitas da Costa .23 de abril de 2012 12:27

    oi prof eu estava pesquisando sobre o seu trabalho sobre as esferas terrestres e acabei de achar ...
    seu site a maravilhoso , bjsss!!!
    gosto muito de vc ..
    Singridy Ellen sua aluna do JPI 5 série ...

    ResponderExcluir
  4. parabenssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Ooi..estava procurando sobre as esferas e achei......legal esse site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem achei otimo
      brigaduuuuuuuuuu

      Excluir
  6. minha professora de geografia pediu para eu fazer um trabalho sobre as esferas terrestres.
    eu acho que vou tirar um 10, esse site é muito legal
    beatrz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. odeio geografia,pior que meu professor é muito chato

      Excluir
  7. alguem pesquisa as esferas da terra e me passsa?

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. se nao gosta pra que falar

      Excluir
  9. Parabéns professora, legal sua iniciativa e dedicação pela educação. Uma pequena observação construtiva é que tem alguns erros de digitação no texto, no mais seu trabalho é maravilhoso

    ResponderExcluir
  10. se me permite, como são formadas as esferas terrestres? obg.....

    ResponderExcluir
  11. muito obrigado eu estudei bastante agora so falta eu fazer a prova....

    ResponderExcluir
  12. adorei seu site tenho de fazer um trabalho a respeito. obrigada. minha professora vai adorar estou no quinto ano e ela esta esta nos ensinando a respeito.valeu.

    ResponderExcluir
  13. eu achei muito legal e intereçante

    ResponderExcluir